Agenda

Corrida destina arrecadação para subsidiar mamografias na rede pública

Conscientizar e promover ações concretas de prevenção do câncer de mama. Este é o objetivo da corrida Pink do Bem, realizada em Sorocaba, interior de São Paulo, e que está em sua 4ª edição. O evento é organizado pela agência de marketing esportivo Pepper Criativa em prol da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos que há 42 anos atua na conscientização sobre o câncer de mama e ginecológico na cidade e na região.

Além de estimular o espírito esportivo e a solidariedade, com a verba arrecadada em 2017, quando a ação contou com a participação efetiva de 1.600 pessoas, foi possível realizar o exame de mamografia em 800 mulheres que aguardavam na fila da rede municipal, por meio da Secretaria de Saúde do município.

De acordo com a diretora da Pepper Criativa, Luciana Silva, a doação de exames deve se repetir também com a renda adquirida pela corrida deste ano, agendada para o dia 21 de outubro. “A Corrida Pink do Bem faz parte do calendário de corridas e eventos do Outubro Rosa. Toda renda será novamente revertida, uma vez que há mais de seis mil mulheres aguardando na fila de espera para fazer a mamografia”, explica Luciana.

Para a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, além de ajudar financeiramente as ações da Liga, com o financiamento das mamografias em pacientes de Sorocaba, a corrida Pink do Bem tem mudado comportamentos entre as pacientes e incentivado a prática de esportes. “Ao contrário do que se imagina, a prática de esportes durante o tratamento e a quimioterapia é indicada e incentivada pelos médicos. A participação nas corridas da Pink do Bem tem transformado a vida de muitas pacientes e está criando hábitos saudáveis em quem está em tratamento ou já recebeu alta”, afirma.

Segundo a técnica de enfermagem Vanusa Verbel Ibarnes, de 48 anos, a corrida foi a grande aliada na luta contra o câncer. “Em novembro de 2016 fui diagnosticada com câncer de mama e tive que fazer 16 sessões de quimioterapia, pois era necessário reduzir o tamanho do tumor para fazer a cirurgia. Mesmo com muita dificuldade a corrida me dava um grande alívio. No dia 15 de julho do ano passado fiz a cirurgia e quando meu médico foi dar alta eu já perguntei se poderia correr na Pink do Bem. Fiquei dois meses me recuperando, consegui participar da corrida e não parei mais. Hoje consigo correr até 15 km e minha meta é uma meia maratona”, conta Vanusa.

Trajeto e inscrições

A Corrida Pink do Bem será realizada no Parque das Águas, em Sorocaba, e conta com quatro trajetos: caminhada de 3km, corridas de 5km e 10km, além da meia maratona com 21 km, uma novidade preparada para esta edição. A largada e a chegada de todos os trajetos serão no Parque das Águas.

Fonte: Vergili Press Office

Gostou Compartilhe