Bem-Estar

Seu amigo cachorro no combate ao sedentarismo

Publicidade

Você sabia que seu cachorro pode te ajudar e ajudar a toda sua família a ter uma vida mais ativa? Ainda melhor, você também pode auxiliá-lo, lembrando que diversas raças caninas apresentam como característica a hiperatividade!

É amplamente possível ter uma vida ativa junto com nossos cães de estimação. Basta, para isso, um planejamento que envolva e respeite as características tanto suas quanto de seu bichano.

Assim como nós, eles também podem ser treinados para uma vida ativa. E se dono e cão estão sedentários, para ambos é fundamental que a atividade se inicie de forma leve, bem moderada. Dessa forma, sabendo que cachorros adoram brincar e andar na rua, que tal planejar, de início, três dias fixos por semana, uma caminhada leve com seu cachorro com um tempo inicial de 20 minutos?

A partir desse início, a cada semana podemos elevar esse tempo entre três e cinco minutos a mais, mantendo a mesma intensidade (leve), até alcançarmos um tempo de 40 minutos de caminhada ou, caso se sinta com muita disposição, uma hora.

Ao chegar no tempo desejado ou possível, é hora de dar mais um passo, elevando a intensidade, tendo como base a distância percorrida, de modo que tire seu corpo dessa zona de conforto.

Para quem espantou definitivamente o sedentarismo e pensa em treinos curtos, mas com alta intensidade, claro, sem abrir mão da companhia de seu cão de estimação, uma dica é utilizar objetos que chamam a atenção dele para correr e saltar.

Como exemplo, monte uma pista com obstáculos para que ambos possam atravessá-la. Coloque garrafas pet com distâncias de 4 a 6 metros inicialmente, e a cada semana aumente em 30 centímetros. Busque fazer o trajeto em até dez segundos e quando o caminho parecer fácil, acrescente mais objetos para intensificar a atividade.

Dessa forma, ambos serão recompensados. Você, com uma vida mais ativa e mais saudável, assim como seu cão, que também sentirá benefícios na saúde. Pense nessa alternativa! Mais do que melhor amigo, seu cão também pode ser o seu grande parceiro de treino!

Gostou Compartilhe
Publicidade