Bem-Estar

Cinco mentiras sobre emagrecimento

Publicidade

Muitas pessoas têm em sua lista de desejos e ambições o emagrecimento. E visando essa conquista, se dispõem aos mais mirabolantes métodos e recursos. É preciso desmistificar algumas dessas “receitas” que circulam nas academias e até mesmo pela internet. Vamos a algumas dessas!

1- É preciso treinar uma hora ou mais todos os dias, senão não emagrece;
Isso não é verdade, já que é possível reduzir gordura corporal treinando mais intensamente e em menos tempo.

2- Fazer apenas dieta é melhor do que fazer dieta e exercício físico;
Em partes, pois os estudos conduzidos apenas com dieta além de causarem redução da gordura corporal, também aumentaram a perda de massa muscular, o que não é nada bom quando se pensa em manutenção da perda de peso. O ideal é realizar exercícios de força associados à mudança de hábitos alimentares, podendo em alguns casos restringir um pouco a ingestão calórica. Tudo dependerá do quanto se necessita emagrecer.

3- Treinar em jejum prolongado é o mais efetivo para emagrecer;
Não. A prática de exercício em jejum prolongado aumenta a degradação proteica, além de em vários casos ocasionar tontura em decorrência da baixa quantidade de glicose circulante. O ideal é ajustar a sua alimentação de acordo com o treinamento realizado e assim favorecer um déficit calórico, sem, contudo, ocasionar falta de nutrientes e expor o organismo a um estresse desnecessário.

4- Quem treina não precisa se preocupar com a dieta no processo de emagrecimento;
Mentira. O emagrecimento é conseguido principalmente pela dieta, o exercício físico é apenas coadjuvante. Não adianta gastar algumas calorias treinando e depois consumir o dobro ou mais nas refeições seguintes.

5- Tomar água gelada em jejum emagrece;
Outro mito. Há poucas evidências que sustentem esse argumento. Embora haja estudos que investigaram o emagrecimento associado ao aumento da ingestão de água ao longo do dia e não apenas em jejum em idosos e pessoas com sobrepeso. O que de fato emagrece é você conseguir se manter em dieta e realizar exercícios físicos rotineiramente.

A chave do sucesso para o emagrecimento é a adesão ao exercício e à dieta.

Gostou Compartilhe
Publicidade