Bem-Estar

Benefícios do Pilates nos tensores elásticos

Os tensores elásticos são acessórios usados no método Pilates contemporâneo, durante as aulas no solo (Mat Pilates), com base no método original. São usados tanto para gerar progressão, como para gerar regressão nos exercícios originais.

A progressão acontece no sentido de aumentar o recrutamento muscular, e as regressões no sentido de assistir o movimento, diminuindo o peso das alavancas e fazendo o papel de sinergista muscular. O acessório também ajuda no aumento do recrutamento muscular, no ganho de força, no aumento da mobilidade de coluna e na melhora da flexibilidade.

Qualquer que seja o objetivo do uso dos tensores, ele estimula os alunos, seja no nível básico, intermediário ou avançado, a construir os padrões de movimentos, uma vez que os tensores podem ter várias resistências diferentes. Dessa forma, é possível indicá-los para alunos mais básicos, até os mais avançados.

Como muitos exercícios nos equipamentos são originados dos exercícios de solo, os tensores elásticos podem ser usados na reprodução dos exercícios nos equipamentos de Pilates, uma vez que esse acessório fará a função das molas dos equipamentos. Os tensores aumentam o leque de possibilidades, sem tirar a originalidade do método, auxiliando na execução do movimento, assim como fariam as molas. Dessa forma, os tensores elásticos são ideais para serem usados em locais com e sem equipamentos, como em atendimento domiciliar, em clubes, clínicas, etc.

Gostou Compartilhe