Bem-Estar

Atividade física em excesso pode causar dores nos joelhos

Publicidade

Ao mesmo tempo em que a atividade física proporciona um corpo em forma, ela pode ser prejudicial se for feita em excesso. O que muitas pessoas não sabem ou simplesmente esquecem é que qualquer atividade pode contribuir para o desgaste das articulações nos membros inferiores.

Quando se pratica algum esporte é necessário que todas as estruturas trabalhem juntas para evitar o surgimento de alguma lesão. Essas estruturas são sensíveis e qualquer problema de alinhamento, atividade em excesso e erros no treinamento podem resultar em dores nos joelhos.

Os esportes que mais exigem desta articulação são aqueles que envolvem movimentos de desaceleração, aterrissagem e mudança de direção, como o futebol, basquete, artes marciais, entre outros.
Exercícios que estabelecem uma capacidade física de maneira irregular só contribuem para o surgimento de lesões e dores nos joelhos, na coluna e quadril.

Para evitá-las, é necessário criar uma rotina de exercícios que não tenham sobrecarga e com intervalos para o descanso dos músculos e articulações.

Dê um fim nas dores nos joelhos após os exercícios. É possível fazer exercícios e não sentir dor nos membros inferiores, seguindo algumas recomendações. Veja abaixo quais são.

– Faça aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física;

– Respeite suas limitações;

– Atividades que exigem agachamento com excesso de carga não são recomendados;

– Se a dor no joelho, quadril ou coluna persistir consulte um fisioterapeuta ou médico.

Fonte: Prof. Dr. Thiago Fukuda (www.thiagofukuda.com) – Instituto Trata – Joelho e Quadril

Gostou Compartilhe
Publicidade