Bem-Estar

Artes marciais, lutas e saúde

Esportes, atividades físicas e os exercícios são comportamentos que caminham em conjunto com a saúde das pessoas, fortalecendo os seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, comportamentos mais saudáveis ajudam a reduzir o estresse diário e o sedentarismo, o qual já atinge 45.9% dos brasileiros, de acordo com o Ministério do Esporte.

A busca por adotar e permanecer engajado nos comportamentos mais saudáveis, muitas vezes não é fácil, principalmente no que se diz respeito aos programas regulares de atividades físicas e exercícios. É muito comum, os alunos de academias iniciarem e pararem os seus programas por conta do ritmo diário de trabalho e, principalmente, pela falta de tempo a qual é comumente mencionada pelos mesmos.

Neste sentido, a Acqua Academia, situada no tradicional bairro da Mooca, percebeu que as atividades físicas com foco nas lutas e artes marciais, eram as que mais poderiam preencher os requisitos de tempo x benefícios para um grande grupo de pessoas entre homens, mulheres e crianças, todos das mais variadas idades.

Segundo o gerente geral da Acqua, Jhonathan Stark, as lutas e artes marciais proporcionam um grande gasto calórico, mas principalmente, pela academia não ter como objetivo o foco competitivo, estas atividades começaram a ganhar novos adeptos, como mulheres e pessoas com mais de 40 anos.

“Modalidades como Muay Thai, Thai Fit, Jiu Jitsu, Taekwondo e o Boxe são cada vez mais requisitadas quando algum novo aluno busca as nossas unidades. Além disso, as lutas e artes marciais vem apresentando um aumento médio de 25% na sua procura e adesão.”

Para Jhonathan, isto ocorre pois atualmente eventos como o UFC e o MMA de forma geral vem sendo entendidos e desmistificados para o grande público. Outro ponto mencionado é que, as aulas de lutas e artes marciais oferecidas pela academia são elaboradas e conduzidas por profissionais de Educação Física, os quais fazem adaptações em seus conteúdos para trabalhar capacidades e habilidades, como por exemplo: a coordenação, agilidade, força muscular, equilíbrio, auto controle entre outras.

Manter um comportamento engajado e constante na adoção de hábitos mais saudáveis é tão importante quanto a escolha e prática de atividades físicas, ou exercícios. Por isso, entender quais aspectos mantém as pessoas motivadas em cumprir diariamente uma rotina de treinos pode ser o ponto chave para conseguirmos a diminuição do percentual de sedentários que vem crescendo nos últimos anos dentro do cenário nacional.

Gostou Compartilhe